Saiba o quanto que os biscoitos recheados fazem mal à saúde.
Segundo a Pró-teste, os casos mais graves foram encontrados nos biscoitos das marcas Break?Up!, Carrefour, Gulosos e Mabel, que apresentaram acima de 0,2g de gordura trans por porção. O ideal é que o produto nem apresente este ingrediente em sua fórmula.
A nutricionista do Medplan, dra. Ana Maria dos Santos, ressalta os malefícios que o consumo de gordura trans pode trazer para o organismo. ?A gordura trans pode acarretar o aumento do LDL, conhecido como colesterol ruim, e a diminuição do HDL, considerado o colesterol bom, explica a nutricionista. O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de graves doenças cardiovasculares.
Já a gordura saturada é grande responsável pelo aumento da gordura visceral no corpo, que se desenvolve atrás do abdome. Um aumento exagerado da gordura visceral gera o comprometimento do funcionamento do fígado e do pâncreas, o que pode evoluir, dentre outros problemas, para o surgimento de Diabetes tipo II. O pâncreas sobrecarregado não consegue produzir a quantidade de insulina necessária para o bom funcionamento do organismo, gerando, assim, um quadro de diabetes?, destaca Ana Maria. Isto pode acontecer, inclusive, em crianças, que costumam ser os reis do exagero quando o assunto é biscoito recheado.
Biscoito recheado deveria ser proibido?
Apesar de todos os alertas, não é necessário proibir totalmente o consumo destes biscoitos. Dentro de uma dieta equilibrada, que não abuse de gorduras e açúcar, ele pode aparecer no cardápio até duas vezes na semana. Tudo varia de acordo com a dieta de cada um. Se a criança é obesa ou está com problemas de colesterol, não é recomendável que ela consuma este tipo de alimento. Mas se ela está saudável e possui uma dieta equilibrada, é possível abrandar um pouco esta restrição para o consumo de três a quatro biscoitos, duas vezes na semana, exemplifica a nutricionista do Medplan.
O problema é que muitas crianças, e até adultos, abusam do lanche. Para se ter uma idéia, um pacote com 12 biscoitos recheados possui, em média, mais da metade do total de calorias que uma criança de 5 anos deveria consumir durante todo o dia. Muita gente ingere mais de mil calorias apenas durante meia hora, comendo biscoitos recheados em frente à televisão ou ao computador.
A pesquisa da Pró-teste serve como mais um alerta para adultos e e pais das crianças que não dispensam a guloseima.
Fonte: Medimagem.com